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quarta-feira, 3 de abril de 2013

:: As PPP - Embuste 3 ::

3º Mito – O anterior governo lançou novas PPP com contratos sem risco para os parceiros privados e com rentabilidades excessivas garantidas

Nas concessões lançadas nos últimos governos PS:

a)    A rentabilidade dos capitais accionistas é 16% inferior às rentabilidades das concessões anteriores. (Página 18 da Auditoria do Tribunal de Contas em 2012 - Novo Modelo de Financiamento e Gestão do Sector Rodoviário - aqui)






Nota: Não obstante esta redução, real, efectiva, palpável, o tribunal de contas menciona no ponto 96 "não contribuiu para a salvaguarda do interesse público", ao qual respondo afirmativamente, no sentido em que todas as negociações podem ser MAIS vantajosas.
Entre o ponto 91 e 93, pontos que precedem esta frase, podemos encontrar os constrangimentos. No entanto, mesmo assim, facto, foi possível uma variação negativa de 16%.




b) As linhas de crédito contratadas, quer ao nível da maturidade, quer ao nível do custo do financiamento são muito competitivas, e impossíveis de obter na actual conjuntura. E quem o diz é o actual Ministro das Finanças Vítor Gaspar, quando transferiu o financiamento contratado para o projecto da Alta Velocidade para a Parpública, afirmou que “O financiamento (…) apresenta, reconhecidamente, um significativo valor económico, designadamente, em termos de pricing e da maturidade dos empréstimos, sendo que na actual conjuntura não se obteriam condições financeiras similares”


Página 38 do Relatório EP2011

Consulte também as respostas Vitor Gaspar às perguntas da Tvi aqui


c)    Têm mais riscos passados para os parceiros privados, evitando assim os tradicionais pedidos de reequilíbrio financeiro, por atrasos nas expropriações, por alterações ambientais ou modificações unilateral dos contratos.

d)    O custo de construção por km é três vezes inferior às restantes PPP; o custo médio por km é 3,54M€/km, três vezes menor que o custo por km das restantes concessões 9,63M€/km (in relatório de contas EP 2011, pág. 38 e 43)


 Página 38

Página 43




Consulte o Relatório de Contas de 2011 da Estradas de Portugal aqui



As rentabilidades dos accionistas privados nas PPP lançadas nos últimos Governos PS são as mais baixas de sempre – 16% inferiores às das SCUT.
As PPP lançadas nos últimos Governos PS são as que têm mais riscos transferidos para o parceiro privado e que têm o menor custo por km.
Todas as PPP têm um custo de financiamento inferior ao custo atual de financiamento do estado português.

3º Mito FALSO! Falso e um embuste tantas vezes propagado de forma simplória mas eficaz, pelos jornalistas especialistas na comunicação social.

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